Estudo de comunicação

Atividades de acesso ao universo da marca

Após o diagnóstico de comunicação, a Cabrun! conduz o que internamente chamamos de atividades de acesso ao universo da marca. Elas são fundamentais para que possamos compreender melhor a proposta de valor da empresa, o perfil dos públicos e os diferenciais da marca que serão as diretrizes da estratégia de comunicação. Esse processo tem se mostrado um caminho eficiente para levantar informações fundamentais junto aos sócios da empresa e/ou das equipes de comunicação, marketing e vendas. Tais informações são a base para a criação do projeto editorial e fundamentais para garantir a coerência na produção de conteúdos, a essência da empresa e os resultados desejados.

As atividades são selecionadas de acordo com o perfil do cliente e, em sua maioria, são inspiradas nas propostas de design thinking. Entre as principais atividades que realizamos, estão:

Personas

Personas são perfis fictícios que representam um grupo específico de pessoas com base em um interesse em comum. Levantamos todas as informações sobre a persona que personifique o cliente dos sonhos para dar vida a esses personagens. A ideia é tentarmos entender o tipo de conteúdo que possa satisfazer as necessidades dela e atraí-la.

Mapa do ciclo de vida dos usuários

É uma visualização holística do relacionamento entre o usuário e o prestador de serviço. Pode incluir uma série de jornadas do usuário ao longo do tempo, desde o momento de contato inicial do usuário com o produto ou serviço até o ponto em que ele faz a aquisição ou deixa de usar o serviço. Essa atividade também ajuda a identificar os gargalos para a produção de conteúdos.

Além dessas atividades de design thinking, conduzimos outros processos exploratórios, como:

Jogo de Arquétipos

Arquétipos podem facilitar o entendimento de uma marca e por que ela atrai determinados consumidores, no caso, apoiadores. Uma aproximação arquetípica do branding ajudará a humanizar o negócio como um todo. Usamos como base as cartas de “Archetypes in Branding – A Toolkit for Creatives and Strategists”, de Margareth Pott Hartwell e Joshua C. Chen.

Netnografia

Muitas vezes, complementamos a atividade de personas com netnografia, ou seja, um mergulho em grupos e comunidades da web que reúnem as personas desejadas pelo cliente. Pela observação do comportamento online dessas pessoas, conseguimos levantar algumas ideias para a produção de conteúdos. Essa atividade é altamente recomendada para marcas que estão se lançando no mercado ou que têm projetos voltados para um público novo para elas.

Que tal esse mergulho no universo da sua marca para um estudo de comunicação completo?

Só assim é possível desenrolar sua história com assertividade e foco em resultados.

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