Na última quarta-feira, 27, aconteceu em Londres um dos eventos mais importantes para a área de conteúdos para marcas, o International Content Marketing Summit, promovido pela Content Marketing Association. O Keynote speaker do evento foi o VP sênior de marketing integrado da Coca-Cola, Jonathan Mildenhall, que reforçou que a marca, uma das mais valiosas do mundo, tem o conteúdo no centro de todos os seus planos de marketing. Presente em 207 mercados, a marca se comunica por conteúdo em todos eles, com projetos em nível diferente de sofisticação, dependendo sobretudo do acesso à Internet em cada um deles.
Midlenhall já falou em outros eventos que a marca reserva parte de seu orçamento a inovações e está disposta a correr riscos com isso. “Nenhuma empresa no mundo tem uma estratégia de comunicação perfeitamente definida”, ressalta. A dica do executivo para as empresas é não ter medo de riscos e fracassos. Ele contou que uma vez a empresa lançou um game online para Fanta que era tão chato que conquistou apenas 15 participantes, sendo 11 pessoas que estavam envolvidas no projeto.
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Outra palestra interessante do evento foi a de Nick Blunden, chefe digital e de estratégias de conteúdo da revista The Economist. Ele disse que o mesmo problema que torna a situação cada vez mais difícil para a publicidade também é válido para o conteúdo: somos bombardeados por informações. Para ele, o grande trunfo do conteúdo é que como seres humanos estamos interessados em histórias. Blunden acredita que para uma comunicação bem sucedida, conteúdo e publicidade precisam caminhar juntos.
Amy Cashman, da empresa de pesquisas de marketing TNS, destacou outro desafio para a produção de conteúdo de marca: provar os retornos sobre investimento, o famoso ROI. A pesquisa da TNS mostra que as empresas estão ficando cada vez mais familiarizadas com o contente marketing (85% dos profissionais de marketing entre os 130 entrevistados na Inglatrerra sabem do que se trata). A executiva observou que as empresas têm usado o content marketing com bastante enfoque na construção de marca e engajamento do consumidor, mais do que nas conversões. A cada 20 libras gastas em marketing todos os dias, 1 delas vai para o conteúdo.
Amy vê uma grande oportunidade de mercado para as agências de content marketing, já que os dados da pesquisa mostram que 74% das empresas estão produzindo seus conteúdos com recursos internos. Apenas 37% contratam um jornalista ou editor freelance e uma em cada três empresas trabalham com alguma agência de social media.
Você pode conferir as informações direto da página da CMA.
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