Eu sempre trago muitos conteúdos de marca para analisar aqui no blog da Cabrun!. Afinal, essa é a nossa atividade e especialidade. Acontece que muito do que vemos de mais interessante no mundo do marketing de conteúdo é inspirado no entretenimento, nas publicações informativas, na publicidade, na música, na literatura, nas manifestações culturais de forma geral. Por isso, não era de estranhar que o melhor conteúdo em tempos de pandemia viesse de meio totalmente independente.
Por aqui, elegemos o perfil de Instagram @reliquia.rum como o melhor conteúdo desses tempos estranhos que estamos vivendo. Quem não conhece, deve dar uma espiada lá no app agora para ter melhor noção do que estou falando.
A descrição do perfil é a seguinte: “relicários são memórias, aquilo que guardamos. Aqui são relicários de uma epidemia no Brasil”. Os criadores de @reliquia.rum são Debora Diniz, antropóloga, professora da UnB, pesquisadora, ensaísta e documentarista com pesquisas são voltadas para as áreas de bioética, feminismo, direitos humanos e saúde. É ela quem escreve os relicários ilustrados por Ramon Navarro, designer gráfico, roteirista, diretor, desenhista, animador e ator..
Todos os dias, eles garimpam nas notícias sobre as mortes de Covid-19 no Brasil histórias de mulheres mortas pela doença e na grande maioria das vezes tratadas como estatística para retratá-las e trazê-las para a memória de forma afetiva, com o respeito e homenagem que merecem.
Simplesmente porque ele reúne diversos elementos que nos chamam atenção pela assertividade das escolhas. Vamos explicá-los aqui.
Como disse, o primeiro post foi feito em 23 de março, quando a pandemia chegou de vez ao Brasil, o número de vítimas já crescia exponencialmente e o distanciamento social fazia-se necessário como medida de prevenção. Sem grandes pretensões e sem delongas, lá estava o primeiro post e, depois dele, vários outros, cumprindo também uma premissa importante na produção de conteúdos e atração de um público interessado no que você tem a dizer que é a frequência. No momento em que escrevo esse post, dia 11 de junho, o perfil tinha 103 publicações e 26,8 mil seguidores.
Tratar de um assunto tão amplo quanto a pandemia de nível mundial que vivemos é complexo e querer abraçar diversos aspectos perderia a força. Portanto, um recorte claro e preciso (mulheres que morreram de Covid-19 no Brasil e foram tratadas mais como estatística do que como seres humanos) foi uma sacada genial.
Textos curtos, com dinâmica de redes e poesia ao mesmo tempo. Chamadas precisas, claras, marcantes e criativas como todo conteúdo de rede social deveria ser. Esse post é apenas um exemplo: “Primeiro a filha adoeceu, depois ela. A cidade é do sertão, tem nome de verso, Porto da Folha”. Morreu aos 68 anos, Sergipe.
Se o meio escolhido para propagação dessas mensagens é o Instagram, não tem como não cuidar do visual. Nisso o Ramon Navarro caprichou. As imagens têm um estilo visual muito bem definido e acompanham os textos do relicário sem parecer uma tradução literal. Os elementos visuais aparecem de forma condizente com a história que está sendo contada, mas têm vida e elaboração própria com o toque do artista.
É muito interessante o fato de que os nomes das vítimas não aparecem nos relicários e as imagens não são das próprias vítimas. Isso não tira o mérito do trabalho, mas o fortalece, tratando do particular para tocar em um sentimento universal. São histórias ao mesmo tempo tão distantes e tão próximas.
Fidelidade à proposta
Embora a maioria dos seguidores interaja com comentários de apoio, é comum um ou outro que não entende a proposta e, dada a extrema polarização política que se sobrepõe à situação de pandemia, há questionamentos. Lembro de ter visto alguns, especialmente na postagem sobre a mulher que morreu de Covid-19 na cadeia. Mas, pelo que acompanho e observo, os criadores permanecem fiéis à proposta original sem se curvar a qualquer pressão e sem querer agradar a todos, o que é um erro que muitas marcas cometem no tratamento que dão às suas propostas de conteúdo.
Para nós, da Cabrun!, @reliquia.rum é o melhor conteúdo em tempos de pandemia porque além de todas as características que mencionamos acima cumpre uma nobre missão social no momento delicado e bastante emblemático que estamos vivendo. Por isso, convidamos a Débora e o Ramon para bater um papo conosco no 2º Encontro Online da Cabrun! que acontece no dia 27/06 e, dessa vez, terá foco em redes sociais. O bate-papo com os criadores do perfil @reliquia.rum será às 14h30. É preciso inscrever-se pelo Google Forms para receber o link do Hangouts e participar gratuitamente do encontro. Esperamos você por lá!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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