A formação de audiência no ambiente online, considerada além das características demográficas, é uma das bases da construção de marcas no ambiente digital.
Este post está um pouco atrasado, é sobre a apresentação que o Marco Bebiano, diretor de desenvolvimento de agências do Google Brasil fez no Maximídia, evento promovido pelo Meio & Mensagem no começo de outubro desse ano. No entanto, como as informações são bastante úteis, ainda vale o compartilhamento por aqui. Bebiano destacou que vivemos em tempos de mudanças expressivas na maneira de se comunicar, teremos 7 bilhões de pessoas conectadas até o fim de 2020 e vivemos uma transição na maneira como as marcas contam suas histórias. Em vez de histórias contadas para consumidores, a ordem é ter histórias contadas por e para consumidores. “Não é somente alcançar, mas engajar”, observa o executivo. “É preciso focar na audiência e não nos canais. O centro da estratégia deve ser o seu target”.
Audiência
Ele destacou também que um vídeo viral não constrói uma marca no ambiente digital. Para isso é preciso um conjunto de ações que ele reuniu em quatro pilares. O primeiro deles é a formação de audiência. “Permita que encontrem vocês”, destaca. Ele lembra que é preciso pensar em atitudes comportamentais e não só em demografias.
Conteúdo
O conteúdo também está entre os pilares. Bebiano mostrou alguns tipos de conteúdos que funcionam bastante na rede na tarefa de construção de marcas. Há o conteúdo que tem a função de higiene, limpar os ruídos da marca, como o Our Food, Your Questions, do McDonald’s Canadá, que mostramos aqui. É um conteúdo baseado em demonstrações e tutoriais. Tem o conteúdo que acrescenta atributos de marca que muitas vezes não são percebidos no ambiente offine. Como o case da água Perrier, que também mostramos no blog. E o conteúdo que amplifica, como o lançamento de produtos e grandes eventos.
Participação
É preciso participar da conversa e ser atento ao que está acontecendo, às questões da atualidade para estimular o diálogo. Como exemplo de marca que se apoia bem neste pilar, ele citou a Oreo e também já falamos da marca de bolacha por aqui.
Sinais
Por fim, Bebiano mencionou o pilar sinais, que são os pré-testes utilizando o vídeo online. “O digital traz essa oportunidade de usar seus dados atrelados”, observa.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.