Há algum tempo, tenho observado uma demanda crescente por conteúdo para LinkedIn na Cabrun!. Os pedidos vêm de várias formas: clientes que já estavam presentes em outras plataformas e querem experimentar a company page; outros que até têm um perfil, mas não movimentavam ou até publicam uma coisa ou outra sem base em um planejamento e execução mais estratégicos; empresas pedindo orçamento para o desenvolvimento de trabalho específico para LinkedIn e até pessoas físicas que querem se firmar como autoridades nos segmentos em que atuam e enxergam na rede social profissional um caminho óbvio para isso.
É preciso ponderar que houve nos últimos tempos o crescimento do LinkedIn como rede social, mas também uma evolução notável da percepção das pessoas sobre a plataforma. Com isso, o conteúdo teve um grande salto qualitativo e as empresas tiveram que acompanhar. As pessoas compreenderam definitivamente que o LinkedIn não é apenas uma plataforma para se buscar vagas e vislumbrar novas oportunidades de trabalho. É também fonte de conhecimento e inspiração, para ser um profissional melhor, para acompanhar tendências do mercado em que atuam, para compartilhar ideias e fazer reverberar o pensamento.
A própria plataforma evoluiu, lapidou ferramentas, expandiu possibilidades tanto para as company pages quanto para os perfis pessoa física. O Pulse é um exemplo disso. Diante dessas demandas e do trabalho que temos feito em LinkedIn, dos benchmarkings que temos levantado, além de insights extraídos dos webinários que a equipe da plataforma faz constantemente e dos quais eu participei, elaborei alguns pontos que podem ajudar a turbinar a sua company page com um trabalho consistente:
Como qualquer outra rede social, o LinkedIn também foi concebido para participação e interação de pessoas. Uma empresa bem-sucedida é composta por talentos variados e esses talentos podem angariar seguidores para as company pages. Do mesmo modo, quem segue o perfil das empresas também espera ver contribuições dos talentos que nelas trabalham.
Por isso, estratégias bem-sucedidas envolvem também a lapidação dos perfis pessoa física dos principais colaboradores da empresa, em especial da liderança, e apoio para que eles possam sempre compartilhar conhecimentos e insights que sirvam para não só consolidá-los como autoridades nos assuntos que dominam como para aumentar o poder de atração da company page.
É preciso pensar no LinkedIn como uma das mídias proprietárias da empresa e desenvolver um calendário de publicação que não dependa apenas de acontecimentos como abertura de vagas e/ou participação em eventos. Frequência é importante quando se trata de redes sociais, no LinkedIn não é diferente. O ideal é que se produza de dois a três posts por semana.
Como mencionei, a percepção sobre o LinkedIn mudou e os conteúdos precisam acompanhar. Não se espera que seja o Pinterest ou o Instagram, plataformas em que a imagem tem uma força muito grande, mas sabemos que elas têm potencial para chamar atenção para o conteúdo, então é preciso atentar à qualidade das imagens, certificar-se de que elas também carregam informação e devem acompanhar a identidade visual da empresa. Se for usar vídeo, a mesma coisa. Também é importante que, como em outras plataformas, tenham legenda.
É preciso desenvolver um calendário editorial abrangente e criativo. Focar nos insights que vêm dos principais talentos da empresa, trazer curiosidades, colocar ênfase sobre iniciativas da empresa que não têm a ver com a execução do trabalho em si, mas, por exemplo, causas que apoia. É importante lembrar que as perspectivas de trabalho estão mudando e as pessoas buscam alinhar seus propósitos aos propósitos da empresa. Ter uma company page ativa e com publicações diversificadas capazes de mostrar a essência da organização pode construir uma comunidade engajada e cheia de afinidades.
O que você tem feito em termos de conteúdo para LinkedIn? Está satisfeito com a sua company page? Vê novos potenciais para ela? Compartilhe suas impressões comigo no comentário.
Conteúdo originalmente publicado no Pulse de Ana Carolina Barbosa, sócia diretora-criativa da Cabrun!. Veja aqui
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.