A chegada da Oreo no Brasil promete uma evolução no modo como as marcas vêm lidando com o marketing de tempo real (real time marketing). A marca de biscoito da Mondelez, que se consagrou nesse recurso no exterior, pretende lançar mão dessa estratégia aqui nesses trópicos, como afirmaram os executivos envolvidos com a marca em entrevista à revista Próxxima (é possível baixa-la gratuitamente nos dispositivos móveis).
Duas agências estarão envolvidas nas estratégias da marca no Brasil, a norte-americana 360i e a Lov. Serão 14 profissionais, oito no País e seis no exterior dedicados exclusivamente às ações online da marca no mercado nacional. O primeiro passo da estratégia, segundo a reportagem, foi engajar cerca de 40 consumidores conectados denominados “amplificadores”. A marca tem o desafio de se fazer conhecida entre parte do público brasileiro.
A Oreo tem dois casos emblemáticos de conteúdo em tempo real. Um deles foi durante o Super Bowl. O evento teve um apagão de 34 minutos e a equipe online da marca postou no Twitter oficial uma foto do biscoito e o texto dizia que ainda era possível mergulhar a bolacha no leite no escuro. A ação foi um sucesso, também pela conotação sexual de “You can still dunk in the dark”.
Outra situação aconteceu no Twitter, quando uma consumidora disse estar em dúvida sobre qual guloseima era mais gostosa: Oreo ou Kit-Kat. As marcas entraram na brincadeira e Kit Kat sugeriu um jogo da velha, levando em conta as características físicas dos dois produtos e logo cravou um X no quadrado central. Oreo não continuou o jogo e postou uma imagem com o X abocanhado e a frase “Desculpe @KitKat, nós não pudemos resistir”.
Conteúdo em tempo real é tendência e, se bem feito, tende a levar a marca ao paraíso do mundo digital. No entanto, é preciso de uma marca atenta e sem muitos entraves de aprovação, além de investimento em profissionais capacitados. Não tem mágica sem essa combinação.
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