Cabrun! queria analisar o desempenho de marcas no uso do Instagram e resolveu dar a palavra a quem está imersa há dois anos nesse ambiente. Rafaela João é idealizadora do @instarefa, um perfil com mais de 15 mil seguidores que propõe desafios semanais. Nessa entrevista para a Cabrun!, ela fala sobre o aproveitamento que as marcas têm feito da plataforma e as inúmeras possibilidades de conteúdo a serem exploradas.
Cabrun!: Na sua opinião, as marcas têm explorado bem o potencial da plataforma?
Rafaela João: Sim, as marcas têm explorado bem o potencial do Instagram mas ainda há muito para ser feito. O Instagram é relativamente novo e os números crescem cada vez mais.
As marcas têm percebido um potencial na rede e investido nela. O engajamento no Instagram é muito bom, a partir do momento que você segue determinada marca, ela irá aparecer no seu feed, já no Facebook isso não acontece. Nem todos os posts gerados pelas marcas são visualizados pelos fãs no Facebook e isso acaba interferindo bastante no engajamento.
Recentemente saiu uma pesquisa que mostrou que o Instagram é a melhor plataforma para marcas, superou o Facebook, Twitter e Google+. Isso é incrível e acredito que a tendência seja aumentar mais. As pessoas não precisam ler textos, muitas vezes uma imagem consegue falar por si só, imagens contam histórias. Existindo um bom planejamento, o sucesso é certo.
As pessoas não precisam ler textos, muitas imagens conseguem falar por si só
Aquelas marcas que seguem um padrão de posts, sem se alongar em textos e que conseguem mexer com os sentimentos das pessoas são as que mais se diferem
Divulgar o seguidor é um trabalho que diversas marcas estão fazendo. Isso aproxima o público da marca, as pessoas gostam, se sentem queridas e a marca conseguirá um fortalecimento valioso.
Com uma disputa tão acirrada dentro do Facebook, acho importante que as marcas consigam visualizar mais e mais esse potencial da rede
Cabrun!: Você acha que toda marca pode ter um perfil no Instagram ou ele é mais adequado para determinados segmentos, como moda e beleza?
Rafaela: Eu acho que toda marca pode ter um perfil no Instagram. Claro que existem marcas mais relevantes, com maior poder de comunicação, outras nem tanto, mas se ela souber se posicionar da maneira adequada conseguirá atingir o seu público. As redes sociais mexem com ego das pessoas, e nesse ambiente digital o grande objetivo das pessoas é ver e serem vistas. Dentre todos os segmentos o que mais explora e consegue resultados é o mercado fashion. Lugar certeiro para revelar tendências de moda.
Cabrun!: O que as marcas têm feito para se diferenciar umas das outras no uso das imagens. Além de imagens dos produtos, quais outras têm sido usadas criativamente?
Rafaela: Aquelas marcas que seguem um padrão de posts, sem se alongar em textos e que conseguem mexer com os sentimentos das pessoas são as que mais se diferem. Não se pode postar a esmo. Você deve traçar metas e correr atrás para alcançar seus objetivos na rede. O Instagram não nos possibilita anunciar até o momento e o trabalho acaba sendo minucioso e eficaz dentro desta rede. Se você souber buscar quem procura, com certeza terá um engajamento muito bom.
Divulgar o seguidor é um trabalho que diversas marcas estão fazendo. Isso aproxima o público da marca, as pessoas gostam, se sentem queridas e a marca conseguirá um fortalecimento valioso.
Cabrun!: E a questão dos desafios? As marcas têm feito isso no Instagram também? O que leva o público ao engajamento? Que tipo de convocação é mais eficaz?
Rafaela: Sou suspeita para falar de desafios. Adoro o trabalho que relaizamos no @instarefa, é um prazer imenso criar as tarefas e pedir para que fotografem determinado assunto. Algumas marcas já estão realizando seus próprios desafios, o que eu acho bacana e atrai bastante gente. Acredito que estes canais, como o @instarefa por exemplo, possam ser ainda melhor aproveitados. Dentro do nosso ambiente, os seguidores estão acostumados com desafios semanais. Considero valioso ver um desafio proposto por determinada marca e ao andar na rua me deparar com algo que faz sentido para fotografar e usar a hashtag determinada. Isso faz com que a marca fique bem pertinho da gente, e com tanta concorrência acho importante conseguir ser lembrado, principalmente diante de tantas informações midiáticas.
O que leva o público ao engajamento é saber que a sua foto será vista, que outras pessoas acessarão a galeria formada pela hashtag determinada e que novos seguidores podem aparecer. A possibilidade de poder ganhar algo também atrai, seja um destaque ou um prêmio bacana.
5) Tem algumas marcas que você gosta da maneira como usam o Instagram? Por que?
Olha, gosto bastante de algumas marcas no Instagram: a Coca Cola é uma delas. Acho que se posiciona bem e consegue dar o recado. A Melissa e Schultz também são duas marcas que realizam um trabalho incrível no Instagram e têm a maior quantidade de seguidores entre as marcas brasileiras. Posso citar mais uma? Turma da Mônica. Já fizemos algumas parcerias e vejo eles ganharem espaço na rede rapidamente. A Turma da Mônica mexe com emocional da maioria das pessoas. A Mauricio de Sousa tem feito um trabalho muito forte e consolidado nas redes sociais, eles envolvem os seus seguidores.
Para resumir, acredito muito no potencial do Instagram. De todas as redes é a minha preferida. Sempre fui apaixonada por fotografia e por lomografia, aprendi muito nesses dois anos que estou mergulhando no Instagram, vejo marcas nascerem, projetos de sucesso acontecerem e com uma disputa tão acirrada dentro do Facebook, acho importante que as marcas consigam visualizar mais e mais esse potencial da rede. A tendência é essa e eu fico feliz por ter apostado em uma rede tão dinâmica.
Rafaela João, 33 anos, idealizadora e sócia do @instarefa no Instagram, administra perfis na rede, formada em Relações Públicas, Social Media, apaixonada por fotos, lugares, pessoas, brigadeiro e batata frita!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.