Todo guru de negócios e qualquer bom livro de administração da atualidade prega que quanto mais específicas e menos genéricas as propostas de um negócio, melhores as chances para o sucesso. Há algumas boas razões para isso:
– Quanto mais nichado o negócio for, maior será a capacidade dos gestores de compreender totalmente a necessidade dos públicos e isso é muito valioso para a comunicação e o desenvolvimento de produtos.
– Em geral, quando se trabalha com nichos, há uma demanda espontânea, embora limitada, e uma busca orgânica interessante pelos produtos ou serviços da empresa.
– Quanto mais específica for a necessidade do público que a empresa atender, provavelmente, mais valor ele verá nela e o processo de vendas acontecerá com mais fluidez.
Vamos a alguns exemplos. Uma clinica de nutrição vai competir com milhares de outras empresas que se propõem a fazer o mesmo serviço, mas quanto mais especializada ela for, mais ela afunila o seu mercado, mas também aumenta suas chances de falar e ser relevante para o público mais específico que ela pretende atingir? Imagine uma clínica de nutrição voltada para mães em fase de amamentação? Ela será mais relevante e importante e provavelmente inspirará mais credibilidade para mulheres nessa fase do que clínicas de amamentação muito generalistas.
Nicho e marketing de conteúdo
Se do ponto de vista do negócio, a empresa tende a deslanchar ao escolher bem um nicho, do ponto de vista de comunicação tudo também funciona muito melhor com um alvo bem determinado. Os motivos são bem próximos aos do ponto de vista administrativo:
– Quanto melhor se conhece o público-alvo (cujos perfis, para efeito de estratégia de comunicações, são divididos em personas), mais fácil será conhecer os seus hábitos em relação ao consumo de informação, entender a linguagem e os canais de comunicação que levarão à conversão.
– Mais fácil será o engajamento dos públicos em torno dos produtos ou serviços e os insights vindos das estratégias de comunicação adotadas serão mais relevantes e poderão servir mais precisamente como subsídio para a lapidação dos próprios produtos e serviços.
No próximo post vamos trazer algumas dicas e exemplos de como empresas e profissionais autônomos que escolheram muito bem seu nicho têm usado o marketing de conteúdo a favor dos negócios. Você conhece algum case interessante? Compartilhe conosco nos comentários.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.