Ter uma comunicação eficiente com os colaboradores é imprescindível, mas é uma tarefa negligenciada por algumas empresas grandes, quem dirá pelas médias e pequenas. Muitas dessas que investem milhões em filmes publicitários dizem não ter verba para um cartão de natal ou confraternização de fim de ano dos funcionários, os verdadeiros responsáveis por fazer o negócio acontecer no dia a dia. Prioridades. Mas, entre tantos desafios coletivos que 2020 trouxe, um deles ficou em evidência: conteúdo para comunicação interna também precisa de investimento, criatividade e estratégia.
Com equipes trabalhando de forma remota, totalmente ou em um esquema híbrido, essa necessidade deve se prolongar em 2021 e entrar definitivamente para as pautas das equipes de comunicação e RH, que terão a missão de defender orçamentos proporcionais à importância de se ter uma comunicação consistente e fluida a ponto de cumprir a função de manter a equipe integrada, sintonizada, produtiva, informada do acontecimentos, por dentro dos valores da empresa e com o sentimento de pertencimento ao grupo, o que é importante.
Fazer boa comunicação interna torna-se uma prioridade especialmente no contexto trazido pela nova pandemia do novo coronavírus, com situações de home office e transformação digital forçadas em alguns casos, aceleradas em outros.
O fato é que, mesmo passado esse período de incertezas e precaução, as relações de trabalho devem ser transformadas, com o trabalho remoto se consolidando e transformação digital fincando bandeira definitiva nas organizações. A fluidez da comunicação com equipe será ainda mais fundamental independentemente do porte dos negócios.
Infelizmente, não há tantos exemplos de comunicação interna disponíveis já que as empresas mantêm esses conteúdos em ambientes de acesso restrito a funcionários, como a Intranet, o que é bastante compreensível, inclusive por questões estratégicas, mas, por experiência própria, aqui na Cabrun!, produzimos e orçamos mais conteúdos de comunicação interna nesse ano de 2020 do que entre 2012 – 2019, e que há algumas tendências:
Seguindo a linha dessa última tendência que apontei, temos o case do iFood Universo, um perfil público no Instagram (@ifooduniverso) feito para destacar o público interno, carinhosamente chamado de “FoodLovers” no perfil, seguindo aquele ponto que também mencionei acima de senso de pertencimento ao grupo. A descrição do perfil é a seguinte: “Conheça nossos bastidores e como estamos revolucionando o universo da alimentação com muita inovação e tecnologia”.
No perfil, notamos também outras tendências que mencionei nos tópicos acima: pautas voltadas para temas atuais em uma abordagem mais criativa e menos formal e/ou institucional. Veja essas abordagens sobre a violência doméstica (assunto que ficou em evidência com o distanciamento social) e consciência negra, com uma semana de conteúdo focado nos FoodLovers negros.
Como andam os projetos de conteúdo para comunicação interna na sua empresa? Se precisar de uma forcinha nisso, entre em contato!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.