Aline Cavalcanti, do blog Das Gurias, faz parte das blogueiras que a Neutrogena escalou para produzir conteúdos para sua fanpage.
Faz um tempo que tenho observado a fanpage da Neutrogena, que reuniu várias blogueiras de beleza para trocar experiências e dicas sobre como obter uma pela perfeita. Além disso, a página traz matérias de algumas publicações tradicionais (Terra, revista Glamour, M de Mulher).
A fanpage tem aspectos muito positivos quando se fala de custom content: tem uma boa curadoria de quem vai produzir o conteúdo. Neste caso, ainda tem a vantagem de as blogueiras já serem bastante famosas no ambiente online e trazerem suas audiências para a página. O fato de propor a reunião de um grupo interessado em um assunto em comum e criar uma comunidade em torno das propostas do produto também é bastante positivo.
A única coisa que me incomoda de leve é a certeza de que nesses casos as blogueiras não podem ser tão sinceras e espontâneas quanto são nos seus blogs. Quem acompanha alguns deles (Passando Blush, Coisas de Diva, etc…), sabe que elas são bem francas em relação às suas experiências com os produtos, sejam elas positivas ou negativas. Neste caso não dá para esperar tanta honestidade nas resenhas, óbvio. Discutimos isso na aula sobre consumidor online com o professor Benjamin Rosenthal, no curso de gestão de mídias digitais que estou fazendo na Escola São Paulo. Os blogueiros em geral são conhecidos pela sua autenticidade e porque o que escrevem não é (ou não era) percebido como tentativa de persuasão. Quando a relação entre blogueiros e marcas fica muito intrínseca, a confiança do leitor se perde e acredito que os efeitos para marca e para as próprias blogueiras não são positivos.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.