Abordamos no post anterior os motivos pelos quais a determinação de um nicho – se possível bastante específico – faz bem para o negócio e para as estratégias de comunicação. Agora vamos dar algumas dicas de comunicação para melhorar os resultados do negócio e estreitar mais ainda o relacionamento com os públicos. Vamos lá:
Mergulhe nas suas personas
Como as empresas com foco em nichos trabalham com segmentos muito específicos do mercado, a sensação é que é mais fácil conhecer bem o público-alvo. Talvez seja mais fácil identificá-lo e fazer um recorte e essa já será uma grande vantagem competitiva em relação às empresas generalistas, mas a conhecer bem, profundamente, entender nuances e variáveis é um trabalho contínuo. Use e abuse das ferramentas de comunicação para obter feedbacks, pergunte diretamente, faça pesquisas de satisfação, faça seu mailing e cuide bem dele para abordagens específicas.
Trabalhe sua autoridade
Um detalhe que tenho observado é que as empresas e profissionais que trabalham voltados para nichos é que muitos deles estão empenhados em usar ferramentas disponíveis na rede social e dando a cara para responder perguntas ou simplesmente discorrer sobre um assunto importante da área. Uma colega de coworking a Madu Drummond, que é assessora materna e consultora do sono de crianças, faz isso com alguma frequência nos stories do Instagram.
Dialogue diretamente
Outro perfil de profissional voltado para nicho que sigo no Instagram é o @acasamasculina, do arquiteto catarinense Tiago Bortolança. Ele se especializou em projetar casas para homens, com elementos masculinos no décor. Veja como ele pede a opinião do público para os próximos passos em comunicação no seu stories e como há uma comunidade embora não extremamente numerosa, bem engajada com seus conteúdos.
Use o feedback para promover melhoras sensíveis tanto no produto ou serviço quanto na comunicação
Por fim, acompanhe atentamente as métricas e interações e saiba extrair insights deles tanto para melhorar seus produtos e serviços como as estratégias de comunicação e produção de conteúdos.
Gostou das nossas dicas? Você tem um negócio de nicho e usa táticas diferentes de comunicação que trazem resultados? Compartilhe conosco nos comentários.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.