Participei de um evento que aconteceu em São Paulo no final de julho, o Content Summit, e uma das mesas mais interessantes do evento reuniu os criadores de alguns blogs e perfis famosos, que frequentemente são assediados por marcas querendo pegar carona na audiência já formada em torno de seus conteúdos. Estavam lá o André Barros, do Desimpedidos, cujos conteúdos são baseados nas trolagens do mundo futebolístico; Amanda Nori e Stéfany Guimarães, criadoras do perfil Cansei de Ser Gato, e Daniel Bovolento, do blog Entre Todas as Coisas, em que escreve sobre relacionamentos. O caso mais curioso de todos, sem dúvida, é o do Daniel, já que para muita gente, o produto dele, textos longos, é coisa do passado.
O ambiente digital é muito calcado em imagens. Os outros participantes do painel estão aí para provar. O Desimpedidos é um sucesso vídeos e memes. As meninas do Cansei de Ser Gato encontraram no bichano Chico uma mina de ouro e hoje vivem de fantasiá-lo, produzi-lo e fotografá-lo, atendendo a demandas de grandes marcas como Netflix e Kit Kat. Estão certas elas de nadarem de braçada, mas posts de gatos sempre chamam atenção. Se for fofo como o Chico, fica fácil morrer de amores. Já a vida do Daniel me pareceu um pouco mais difícil, pois ele tem a missão hercúlea de fazer com que as pessoas se detenham em textos de mais de dois parágrafo em tempos em que tudo parece ter que ser feito para ser rapidamente visto, assimilado e digerido.
Sou uma grande defensora das narrativas visuais, do poder de síntese e da capacidade que elas têm de carregar mensagens simples e complexas, mas confesso que, às vezes, em alguns momentos, em algumas oportunidades, para algumas marcas, sinto falta de palavras bem articuladas. Pode ser interessante também se expressar com caracteres de mais de dois dígitos em que se propõe uma linha de pensamento sustentada por argumentos e pontos de vista. O tipo de coisa bem difícil de se fazer só com imagem.
Daniel já desenvolveu conteúdo no Entre Todas as Coisas para empresas como a Flores Online, Shopping Aricanduva e OLX. Para o site de classificados, fez um texto muito bacana em que a questão do desapego é abordada e tem tudo a ver com a proposta do site, que é falar, essencialmente, sobre relacionamentos. “Desapego, no seu sentido mais amplo, significa ser leve. Não é que você não possa amar algo ou alguém, não é que você precise ser frio e tratar tudo como descartável, mas precisa levar adiante apenas o que te faz bem. Soltar e deixar ir. Sem depositar aquela expectativa furada que vai gerar frustração. Sem colocar tanto peso num passado que embolorou e num futuro que ainda nem dobrou a esquina. Desapegar é revisitar a casa e achar o necessário, o dispensável e planejar a vida pro agora”. Tá vendo? O textão ainda tem seus encantos e a melhor parte: ainda tem gente que ainda está disposta a encarar.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.