Whole Food Market aborda conteúdo em duas frentes: estilo de vida e promoções locais. No Pinterest, dá dicas como a receita de cookie que não vai no forno.
Se há um segmento com tendências que apontam para caminhos opostos em desenvolvimento de produtos e na maneira como as empresas vão se comunicar com seus públicos é o de alimentos no geral. Por um lado, temos uma geração mais preocupada com a saúde, querendo ter consciência de tudo que ingere; do outro, temos pessoas atarefadas que se apoiam na falta de tempo para se jogar no mundo das delícias instantâneas sem se preocupar muito com as procedências. Uma área que merece atenção é a de produtos orgânicos, que precisam criar diferenciais bem claros para justificar os preços na maior parte das vezes maiores que produtos tradicionais. O conteúdo é um grande aliado e tem grandes marcas no exterior explorando muito bem suas histórias para se posicionar no mercado, mostrar seus benefícios e conquistar o coração dos consumidores.
Na Bio Brazil Fair, evento de produtos orgânicos que aconteceu no início de junho, em São Paulo. Janis Grouver, gerente geral da MetaBrand, uma consultoria especializada em ajudar marcas estrangeiras a entrarem no mercado americano, cuidando do branding, de embalagens, etc., reforçou que as empresas ainda precisam aprender a se posicionar, a começar pelas embalagens, quase sempre muito parecidas com a dos produtos tradicionais. Criar histórias e material de comunicação informativo e adequado à categoria de produto também ajuda. É preciso encontrar caminhos para comunicar os diferenciais do produto, inclusive para que eventuais diferenças de preço se esclareçam na cabeça do consumidor.
Uma das empresas interacionais que faz isso bem é a a Organic Food Lovers. Eles cuidam com bastante esmero da apresentação de seus produtos. Leite, por exemplo, que é uma categoria de embalagens tão padronizadas, ganhou vida nova com embalagens como essa.
Força local
A rede americana de supermercados Whole Food também faz bem a sua produção de conteúdos, apoiando-se em duas vertentes importantes para o negócio: o estilo de vida, para conquistar as pessoas de uma forma mais abrangente, criando o espírito da marca, e tem fanpages locais, onde o conteúdo gira mais em torno dos produtos e promoções. A fanpage de Austin, a região de origem do Whole Foods tem um engajamento incrível, com mais de mil likes para uma simples frase, como “Somos agradecidos por todos vocês, feliz Thanksgiving”. As lojas também costuma distribuir pequenos cadernos de receitas.
Ainda na linha de materiais impressos, outro case que fez sucesso foi o da Organic Council of Ontario. Os associados apontaram que muitas vezes os consumidores tinham desejo de consumir produtos orgânicos, mas não sabiam exatamente onde comprá-los. A associação encomendou a produção de um guia impresso com endereços, mapas e informações de onde comprar orgânicos na região. O material foi distribuído em escolas, festivais e outros eventos da província.
Meio caminho para o sucesso
Um planejamento estratégico de conteúdo pode ajudar as empresas que trabalham com produtos orgânicos a alavancar seu potencial de comunicação e ter sucesso com engajamento de público e inclusive com conversões. Tem muita gente interessada em saber as origens do que usa e do que come. A rede americana de comida mexicana Chipotle apostou nisso e construiu um case de muito sucesso baseado nesta animação abaixo. Eles ganharam o prêmio máximo na categoria branded content em Cannes no ano passado e tiveram retornos incríveis para a marca. Se eles conseguiram conquistar corações e obter resultados importantes sendo uma rede de fast food, uma empresa que já tem essa preocupação no DNA tem muita chance de ser bem sucedida se souber se aproximar bem de seus públicos.
http://youtu.be/aMfSGt6rHos
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.
2 Comentários
É cruel!!!
Cruel em que sentido, Leila D?