Esse ano participei pela primeira vez do evento do RD Summit, evento que a empresa criadora da plataforma de inbound marketing RD Station promove em Florianópolis. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro e, como o inbound precisa de bom conteúdo para funcionar, decidi bancar a ida até lá para entender melhor o mecanismo de inbound, já que muitos clientes têm e muitos clientes e potenciais clientes querem adotar no mix de comunicação.
Vou colocar alguns insights, mas vale ressaltar que a minha opinião é muito orientada pela criatividade e conteúdo na veia dos eventos de content que costumo frequentar e, nesse sentido, não achei nenhuma palestra brilhante.
Não gosto muito do discurso de máquina de vendas e somos imbatíveis do inbound. Acho que nenhuma iniciativa isolada faz uma empresa deslanchar. De nada adianta ter uma comunicação eficiente se o produto ou serviço é ruim e não manterá os clientes. Não adianta ter uma comunicação zero bala se a entrega é ruim. Acho que os empresários de modo geral vêm o inbound como um grande atalho para o sucesso, mas não existe nada que simplifique assim os caminhos de uma empresa.
Claro que o inbound quando bem usado e somado a outros esforços da empresa pode trazer bons resultados. Um dos painéis mais legais foi o que trouxe dois profissionais autônomos para falar sobre como têm utilizado o inbound e que resultados têm tido. Vou falar especificamente sobre esse painel em outro post.
Outra apresentação interessante foi a do Will Reynolds que falou sobe a produção de bom conteúdo. Ele falou coisas importantes como
“Minha dica é construir seu conteúdo em suas próprias plataformas. No Facebook, você vai eternamente pagar o Mister Zuckerberg”
“Você está fazendo conteúdo que simplifica a vida das pessoas?”
“Não façam pop-ups. Vamos produzir a web que gostaríamos de ver”
“Pense. Se o seu conteúdo fosse tirado da web, alguém sentiria falta dele?”
Embora não fosse a grande estrela desse evento, o conteúdo foi muito procurado. Algumas das palestras mais cheias – e que precisou de uma sessão extra na plenária – foi a de Ana Tex sobre Instagram, Snapchat, WhatsApp e Periscope. As pessoas estão interessadas em desbravar essas ferramentas.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.
2 Comentários
Muito legal o post!
Eu participei mais com a visão de marketing digital, e gostei bastante do evento. Mas também tenho muito receio de gente que vende o Inbound (e também Content) como uma fórmula mágica, uma bala de prata que serve para resolver qualquer problema, em qualquer setor e qualquer que seja a empresa.
Para enriquecer o debate, escrevi um post com minha opinião sobre o evento: http://www.1mais1maiorque2.com.br/5-coisas-que-aprendemos-rd-summit-2015/
Um abraço!
Muito bacana as pinceladas.