No primeiro semestre fiz um curso sobre storytelling. Talvez o terceiro que faço, acho que sempre tem um ponto de vista novo nesse tema que é impossível ser contemplado em apenas alguns encontros. É uma maneira também de dar uma reciclada sobre o assunto. Uma amiga e parceira de trabalhos, a Lilian, do Leela Estúdio, me apresentou o livro “Archetypes in Branding – A Toolkit for Creatives and Strategists”, de Margareth Pott Hartwell e Joshua C. Chen. O livro não tem tradução em português e nem é facilmente encontrado em livrarias no Brasil. Comprei o meu pela Amazon e demorou mais de um mês para chegar, mas valeu cada centavo investido. Vamos aos pontos:
O que são arquétipos? Gosto da definição junguiana:
São formas ou imagens de natureza coletiva que ocorrem praticamente em toda a terra. Constituem os mitos e são ao mesmo produtos individuais de origem inconsciente.
O livro não é exatamente um recurso para aprofundar conceitos, mas traz insights de como aplicar esse conceito ao desenvolvimento dos elementos de branding da marca. “Arquétipos podem facilitar o entendimento de uma marca e por que elas atraem determinados consumidores”. Uma aproximação arquetípica do branding ajudará a humanizar o negócio como um todo.
Acho que poucas empresas quando se lançam no mercado se propõem a algumas reflexões básicas para o processo de branding e as cartas dos 60 arquétipos representados no livro podem ajudar a encontrar alguns caminhos fundamentais para definir tom de voz, estilo da comunicação visual, definir público-alvo, definir condutas de comunicação interna, etc.
Vale muito a pena o investimento e a leitura para quem quer desbravar o marketing de conteúdo de um ponto de vista mais estratégico não só operacional. Para quem está desenvolvendo algum trabalho para empresa que lida com o público feminino, recomendo a leitura de “As Deusas e a Mulher – A nova Psicologia das Mulheres”, escrito pela psiquiatra Jean Shinoda Bolen. Ela traça paralelos entre comportamentos femininos atuais e as deusas incríveis. A leitura é uma delícia e é muito interessante observar essas nuances, facilmente notáveis em qualquer mulher ao seu redor.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.