Vou começar a trazer aqui para o blog da Cabrun! alguns empresários para falarem como as estratégias de conteúdo têm ajudado no andamento dos negócios. Acho legal podermos ter uma ideia desse ponto de vista também, já que toda estratégia de conteúdo, de alguma forma, tem que estar alinhada aos objetivos da empresa e trazer resultados para o negócio. Convidei o João Paulo Araújo, diretor executivo da Wine For, para uma conversa sobre quais formatos têm funcionado e quais são as apostas.
A Wine For já nasceu, há um ano e meio, com uma grande vocação para o conteúdo. Inicialmente era um portal para amantes de vinho e, depois veio a loja, que em breve deve ganhar um domínio independente, o wineforshop. Como quase todos os concorrentes fazem alguns investimentos em conteúdo, a empresa sabia que precisava continuar produzindo e aperfeiçoando, identificando formatos que pudessem ajudá-la a se destacar. “O mercado de vinhos no Brasil é pobre em termos de conteúdo. A linguagem velha e enochata não funciona mais. O mercado está mudando e o vídeo é o próximo passo”, diz João.
Há uns meses, a marca testou um formato feito pelos próprios sócios, com dicas para os especialistas. Agora, eles têm um novo projeto, com filmagens externas em vinícolas e restaurantes, e buscam parcerias de produtoras e importadoras para desenvolver, já que vídeo ainda é um investimento alto para as empresas e produzi-lo internamente toma muito tempo. Um piloto já está gravado e a ideia é que alguns conteúdos já estejam preparados até outubro, pois João observa – com razão – que é preciso ter um certo volume no canal da Wine For no YouTube para analisar melhor os impactos da produção para a marca e para as vendas. O piloto já está pronto e uma das inspirações foi o canal Jamie Oliver’s Drink Tube.
Os vídeos fazem parte da estratégia de conteúdo do portal, que incluem ao menos um post de blog por semana, em linguagem descomplicada com temas como “11 frases para não se falar em uma loja de vinhos” e “10 motivos para você abrir a mente e amar o vinho francês”. Há também conteúdo visual para as redes sociais, como a série do Sommelier Pierre, com dicas sobre a pronúncia dos vinhos e uvas.
João afirma que a empresa continuará fazendo investimentos em conteúdo, mesmo sabendo que os resultados devem vir só a longo prazo. “O conteúdo ajuda, mas não é fator primordial para vender. Pode ser que a longo prazo se reverta em mais vendas. Vejo que a o brasileiro se preocupa com o conteúdo, mas leva mais em conta o preço do produto”, destaca.
Veja também os perfis da Wine For no Facebook e no Instagram (@wine_for).
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.