O Portal Vital, da Unilever, explora o universo dos produtos da multinacional, mas de uma maneira um tanto massificada.
Uma empresa com um portfólio de produtos tão amplo e distinto como a Unilever, além de trabalhar suas marcas individualmente, precisa encontrar maneiras de trabalhar todos seus produtos de forma ampla e o conteúdo é uma boa saída. Há alguns anos, a empresa tinha uma revista, voltada para mulheres. Começou como “Diva”, editada pelo departamento de revistas customizadas da Editora Globo, depois virou “Vital”, com uma pegada mais institucional, produzida pela Editora Abril.
As revistas Diva e Vital também já foram apostas da Unilever para trabalhar todo o portfólio em conteúdo.
O conteúdo de ambas as publicações era voltado para o público feminino, que recebia as revistas em casa. Com o tempo, as revistas foram substituídas pelo Portal Vital, que mantém a proposta de explorar temas em torno dos produtos Unilever. O portal está dividido nas editorias Beleza, Receita, Saúde, Sua Casa, Sua Vida e Novidades. Há ainda um fórum de discussões e a TV Vital, com vídeos que exploram os produtos, como penteados usando a linha Tressemè.
Como conheci as revistas, parece que editorialmente houve uma sutil queda de qualidade. Tinha impressão que as revistas tinham uma produção melhor, fotos e textos planejados especialmente para a publicação. Com o portal, não tenho essa impressão, parece uma produção mais em escala, mas ainda não com a necessidade de atualização do meio Internet. As fotos também passam uma sensação de banco de imagem, que não combina com o padrão Unilever.
Em 2012 mostramos no blog dois sites que a P&G faz nos Estados Unidos, um voltado para o público feminino e outro para o público masculino, mas com o dinamismo que exige o meio Internet e projeto editorial com ar de exclusividade. A Unilever com tanto repertório e reconhecimento entre o público brasileiros, poderia fazer algo mais marcante e envolvente.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.