Os perfis falsos criados na ação do Ministério da Saúde destacavam o sexo sem camisinha para chegar ao público-alvo da iniciativa.
O Ministério da Saúde desenvolveu uma estratégia muito interessante para alertar sobre o sexo seguro no período pré-carnaval. Em vez de meramente apelar aos meios tradicionais para veicular a mensagem de prevenção à Aids e DSTs, o Ministério foi onde certamente encontraria o público jovem e escolheu os apps de paquera para a ação.
Foram criados perfis no Tinder e no Hornet. Cinco homens e cinco mulheres. Em todos os perfis fakes, havia menções ao sexo sem camisinha: “Sexo sem frescuras! Sexo sem limites! Curto transar sem camisinha”. A ideia era chegar a jovens que se submetem a um comportamento de risco. Como mostra essa reportagem do Mundo Bit, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde esse ano mostra que 94% dos brasileiros sabem da importância do uso do preservativo. No entanto, 45% dos sexualmente ativos não usaram camisinha em relações casuais em 2013. Foram ouvidas na pesquisa 12 mil pessoas entre 15 e 64 anos.
Os perfis percorreram locais com grande concentração do público jovem nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Foram mais de 500 interações nas primeiras 24 horas de ação. As pessoas que interagiam com o perfil recebiam em algum momento a mensagem:
“Olha, é difícil saber quem tem HIV. Se divirta, mas se proteja. Esta é uma ação do Ministério da Saúde. Pense nessa dica e #PartiuTeste! ;)”
As reações foram as mais diversas, como mostra o vídeo abaixo. Segundo o Ministério da Saúde, no final da ação mais de 2 mil usuários foram impactados.
http://youtu.be/mrG5KKYsqT4
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.