“Por que trazer uma criança ao mundo?”, pergunta a Unilever, em um vídeo lançado na semana passada, desses de deixar os olhos mareados. O título é quase uma pegadinha, afinal, esse questionamento costuma vir atrelado a exemplos de quanta coisa ruim nos espera. Mas a Unilever inverteu essa linha de raciocínio, afirmando que o mundo nos espera com mais tecnologia para a produção de alimentos ou para deixar a água potável, com mais consciência de que hábitos como lavar as mãos salvarão a vida de milhares de crianças, etc. Enfim, será um mundo melhor!
http://youtu.be/V5Td_V62CJg
A inversão do pessimismo e o Data Favela
Esse vídeo logo me remeteu à ideia de que ultimamente empresas têm se apropriado de maneira assertiva da inversão de premissas negativas em positivas. Esse marketing do otimismo é reflexo, a meu ver, do crescimento econômico do país, que mudou a percepção de muita gente em relação ao futuro. Por exemplo: segundo o Instituto Data Favela (sim, ele existe!), os moradores de favelas são mais otimistas que os brasileiros em geral. 93% deles acreditam que a vida vai melhorar em 2014! Alguns dirão que é ingenuidade. Eu prefiro acreditar que o aumento de poder aquisitivo dos brasileiros junto à crise econômica que se instaurou no mundo fez abrir os olhos dos brasileiros para o potencial que temos aqui dentro. Estamos desenvolvendo uma consciência de que podemos, sim, construir uma nação melhor. Abaixo, compartilho cases de outras empresas que fizeram essa inversão e/ou associaram um futuro otimista a suas marcas.
Ainda na linha de um futuro melhor, a Unilever mostra as vantagens que o mundo oferece às novas gerações.
O Project Sunlight visa reunir histórias dos projetos sociais das marcas da Unilever ao redor do mundo. “Se você acredita que um futuro melhor é possível, esse é o lugar certo”
http://youtu.be/LLKvUVPCRTc
Coca-Cola e as câmeras de segurança, que mostram pessoas roubando beijos, traficando batatas chips, rebeldes sem causa, etc. “Vamos olhar o mundo de uma maneira um pouco diferente”.
http://youtu.be/ceTBF1Hik5I
O Catarse apropria-se da frase “Imagina na Copa” para mostrar jovens que estão transformando as cidades em que vivem.
A Brahma também inverteu o “Imagina na Copa”, associando-os às coisas que já são boas e serão ainda melhores em 2014. Leia mais em Brahma lança campanha otimista para Copa, do Meio & Mensagem.
Post da Thaís Coutinho ([email protected]).
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.