Você que acompanha o blog da Cabrun! já sabe que o marketing de conteúdo anda com força total ultimamente. No Brasil, muito tem se falado, mas ainda são poucos os casos de sucesso e as empresas que entraram de cabeça neste movimento.
Acreditamos que isso vai mudar em 2015. Isso porque, além da evolução natural do mercado, há uma outra tendência que está impulsionando a adoção do Marketing de Conteúdo: o Inbound Marketing.
Essa nova forma de pensar o marketing, que pode ser traduzida como “marketing de fora para dentro”, foca em iniciativas para que a marca seja encontrada naturalmente pelo seu público. SEO e mídias sociais são atividades essenciais do Inbound Marketing, assim como outras mensagens que visam levar o consumidor ao longo do funil de vendas.
Porém, muitas empresas que adotaram essa nova metodologia estão se dando conta que essa “máquina automatizada de marketing” não funciona sem um combustível importantíssimo: o CONTEÚDO!
Ondas de adoção do conteúdo
O Marketing de Conteúdo – que consiste na produção e distribuição de informações úteis e atraentes para atrair e gerar relacionamento com uma audiência desejada – não é uma estratégia realmente nova. Empresas já vêm criando conteúdo há muito tempo. Porém, a popularização do marketing nas mídias sociais nos últimos anos, fez muitas empresas perceberem que não adiantava ter uma audiência de milhares de seguidores se não há nada a dizer a ela.
Isso colocou o Content Marketing em evidência. Ficou claro que ter uma estratégia de conteúdo era essencial para se comunicar com o consumidor no cenário atual.
Acreditamos que em 2015, o Inbound Marketing vai trazer uma segunda leva de empresas ao universo do Marketing de Conteúdo. Isso porque, em geral, o Inbound Marketing permite obter um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que outras ações de marketing tradicional. E, em uma época de economia de baixo crescimento como a que o Brasil deve enfrentar nos próximos anos, o Inbound Marketing traz algumas vantagens importantes:
Tendências para o Conteúdo em 2015
Pensando em ajudar nossos clientes a navegar pelas novidades do cenário digital, nós da 1+1>2, em parceria com grandes parceiros, escrevemos o e-book “Ideias e Tendências para seu Plano de Marketing 2015“. Um dos principais insights do material foi uma frase da Ana Carolina, aqui da Cabrun!: “Não é tarefa fácil, mas é cada vez mais fundamental que as empresas deem passos na formação e manutenção de suas audiências proprietárias.”
Portanto, não dá mais para pensar o conteúdo e técnicas de conversão de forma separada. Tudo deve fazer parte de uma única estratégia integrada. Em 2015, as empresas que souberem implementar essas iniciativas vão conseguir crescer e se diferenciar de seus concorrentes. Essa é nossa aposta!
Sobre o Autor:
Tiago Amaral
Fundador da 1+1>2 Marketing Digital e especialista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.
Twitter: @tg_amaral
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LinkedIn: in/tiagotarziadoamaral
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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