A Cabrun! participou no sábado, 27 de setembro, do Content Marketing Brasil. A terceira edição do evento organizado pela Tracto para debater o tema, ainda de fraldas nesses trópicos. Fiz uma apresentação sobre elementos visuais e audiovisuais que assim que for liberada, vou compartilhar por aqui. O que me chamou a atenção foi que todos os palestrantes, sem exceção, tocaram nas questões da estratégia por trás do conteúdo e da necessidade de se acompanhar os resultados de todas as ações. Essa é a essência do bom marketing de conteúdo e o mercado dá sinais de começar a entender que os tão desejados resultados só chegam com investimento em conteúdo relevante. Aqui vão os principais insights:
Achei bacana a definição de content marketing da Emília Chagas, da Contentools: marketing de conteúdo é converter conhecimento em resultado.
Cleber Soares,da Sorridentes apresentou o case da rede de clínicas dentárias, que contratou uma estrela mirim para protagonizar uma série de conteúdos e deu muito certo. Ele salientou um detalhe importantíssimo para uma empresa de saúde: o profissional de marketing só trabalha depois que domina os códigos éticos.
Cristiano Santos, da Editora Globo, fez uma palestra bem interessante sobre Linkedin. Ele apresentou o dado de uma pesquisa feita no Brasil mostrando que 99,7% não usam o Linkedin para questões inteiramente profissionais. Por isso, a plataforma vem passando por um momento de humanização. Ele citou os cases da Ambev e TAM e recomendou fortemente às empresas que usem o poder de segmentação das showcase pages.
A Ecovias levou o case do seu Twitter (@_ecovias). Ter um projeto estruturado foi fundamental para que pudessem transmitir informações durante o deslizamento de fevereiro de 2013.
Gostei bastante da paletra do Tiago Falqueiro, que falou sobre o uso do SlideShare pelo Palácio do Planalto. Para ele, a plataforma é bastante apropriada quando o assunto demanda informações mais profundas para subsidiar debates mais qualificados. A responsabilidade de produção, principalmente no caso do Palácio do Planalto é grande porque a visibilidade também é enorme. O SlideShare sobre o programa Mais Médicos, por exemplo, teve 186 mil visualizações. Falqueiro sugere o aproveitamento de conteúdo produzido para outras plataformas, adaptando-o formato apresentação sempre que possível.
André Siqueira, da Resultados Digitais, fechou o evento com duas colocações bem interessantes: uma é que as empresas precisam ver a relação clara entre os investimentos em marketing e os resultados de vendas. A outra é que a grande moeda de troca nas redes sociais é o conteúdo. Nós, da Cabrun!, concordamos.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.