Estou devendo esse post desde o RD Summit que aconteceu em outubro do ano passado. O fato é que uma das melhores palestras do evento foi sobre profissionais autônomos que apostaram na dupla inbound marketing + conteúdo para alavancar seus negócios e têm conquistado bons resultados.
O advogado Eduardo Koetz, especializado em direito previdenciário, falou sobre como tem usado o marketing de conteúdo, hoje um dos principais pilares de atração de clientes a seu escritório. Todo o conteúdo é produzido internamente hoje. Entre setembro de 2013 e julho de 2014, período que ele denomina de primeira fase, o foco foi a produção de conteúdos para atração de leads. Em um segundo momento, a empresa começou a trabalhar com a segmentação de leads e mais direcionamento com os produtos da casa. Focou, por exemplo, em questões de previdência para profissionais de saúde. “Isso abriu a possibilidade para clientes internacionais, trouxe mais volume de mercado e nos ajudou a ganhar notoriedade a área. Recebi proposta para dar aula em uma pós-graduação”, contou o advogado.
O fotógrafo Gabriel de Faria também descobriu boas oportunidades para o seu nicho, fotos de casamento, com as soluções de inbound e conteúdo. Ele começou produzindo conteúdo em um blog gratuito de wordpress. “Sei que as pessoas quando têm dúvidas, procuram soluções no Google. Todos os concorrentes e também as grandes marcas estão na Internet atrás da atenção do consumidor”, conta o fotógrafo, que passou a focar na parte emocional. “Quando você trabalha a parte emocional, as pessoas se lembram da sua marca”.
Ele começou a usar inbound e produzir conteúdos sobre o universo casamento pois percebeu que os casais só costumam tomar a decisão de foto e vídeo para o grande dia depois que estão com todos os outros detalhes acertados e orçamento já pequeno. Com conteúdos que falam sobre outras questões além da fotografia, como a escolha do lugar para o casamento dos seus sonhos, as pessoas acabam chegando a seu site em outras etapas das escolhas e com mais budget. “No passado, você era o que possuía. Agora, você é o que compartilha”, diz. Hoje, ele já viajou mais de 30 cidades para fotografar casamentos e dá palestras na área.
Você é um profissional autônomo? O que tem feito para atrair clientes?
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
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