A Absolut extrapolou a categoria de bebidas alcóolicas e associou sua imagem à arte com muito investimento em conteúdo.
Algumas marcas ganham um significado que extrapola a categoria de produtos ou serviços às quais pertencem, como Coca-Cola, Brastemp, Bombril. Parte delas chega ao ponto de se traduzir em um estilo de vida, como pilotar uma Harley Davidson. Agora, pouquíssimas entram na zona do estado de espírito.
Uma que faz isso muito bem, apoiando-se sobretudo em conteúdo, é a Absolut. Ela não é mais uma vodka. Inclusive a descrição da fanpage da marca nem menciona bebida alcóolica: “A página para os inquietos. Os que estão querendo sempre transformar a realidade e o cotidiano. De quem enxerga arte na rua e respira criatividade”.
Leva tempo, amadurecimento e um certo desprendimento da diretoria para uma marca conseguir uma liberdade de comunicação assim e dar um passo maior: fazer uso do conteúdo gerado por usuário. Há um tempo, a marca convocou seus fãs a filmarem momentos da noite para a construção do primeiro curta-metragem colaborativo, o Open Film Project. Da mesma forma, a marca tem usado outras redes, como Instagram e Snapchat, para espalhar desafios de fotografia.
A Absolut pensa em um pacote completo de conteúdos que estão muito presentes no mundo offline também. Daí o engajamento grande dos seguidores. Entre ações no mundo offline, a marca tem um espaço em São Paulo chamado Absolut Inn.
Há um tempo também ganhei umas revistas produzidas para a marca que são verdadeiros objetos de coleção. Era uma sequência de publicações temáticas sobre os cinco sentidos. Com fotos impecáveis e textos maravilhosos. A produção é da Cafeteria Marketing Editorial.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.
2 Comentários
Muito bom Cabrun!
Obrigada, Douglas!