Entre o final de maio e começo de junho, a grife francesa Hermès trouxe a São Paulo, mais precisamente à Faap, o Festival des Métiers, cuja proposta era apresentar ao público o universo absolutamente artesanal de seus lenços, bolsas, selas, gravatas, jóias e porcelanas. A marca trouxe oito artesãos ao Brasil para produzir ao vivo alguns dos produtos sob a observação do público.
O que isso tem a ver com comunicação? Tudo. Primeiro que essa ação é uma das ferramentas mais poderosas de criar envolvimento com o público, a experiência de marca, brand experience. Apresentar o processo minucioso de produção, não só reforça toda a aura de exclusividades dos produtos, mas também de certa forma justifica os altos preços. Um simples lenço pode custar mais de mil reais, mas existe um processo imenso antes.
Segundo: nenhuma empresa consegue se manter por tanto tempo no mercado e cobrar preços tão altos (muito superiores ao custo unitário dos produtos, diga-se de passagem) se não tiver feito um bom trabalho de construção de imagem que bata justamente nas teclas da exclusividade e do hand made. E é preciso manter esse trabalho constantemente (aí o content marketing também entra em cena, ao lado de outras técnicas), o que é um desafio para qualquer empresa de qualquer porte. Com ações como essas, a Hermès o faz com louvor.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.