No Fórum Mulher Empreendedora, que aconteceu no começo de setembro, uma das melhores palestras foi a da Rebeca de Moraes, jornalista e pesquisadora de tendências de consumo da britânica Trend Watching. Entre vários assuntos abordados, Rebeca tocou em uma questão que vale um post: a criatividade das empresas na hora de dar descontos.
Desconto, promoção e liquidação são palavras que chamam a atenção para uma marca. Quem não gostaria de pagar menos (ainda que o preço seja alto) por um item que é objeto de consumo? Na apresentação, Rebeca mostrou, entre as tendências, que a história fica muito mais interessante se o preço abatido estiver ligado a uma causa ou a uma ideia criativa.
Um dos exemplos que ela usou foi o da Editora Lote 42, que no dia do fatídico jogo Brasil X Alemanha da Copa de 2014, ofereceu um desconto de 10% a cada livro comprado em sua loja virtual a cada gol que a Alemanha fizesse. Certamente, os empresários não esperavam um 7 X 1 e um resultado tão desequilibrado. O desconto de 70% por livro pesou no orçamento, evidentemente, mas os donos decidiram não recuar na oferta porque o retorno de marketing e mídia espontânea.
Outro exemplo foi de uma rede de lavanderia do Reino Unido, a Timpson, que ofereceu lavagem gratuita de roupa para desempregados que precisassem de peças limpas para uma entrevista de emprego. Bacana, né?
E você? Já pensou em alguma estratégia criativa para a sua marca?
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.