Com o whatscook, Hellamann’s experimentou fazer uma ação no Whatsapp, aplicativo muito popular entre os usuários, mas pouco explorado pelas marcas.
A Hellmann’s lançou na semana retrasada uma ação envolvendo o WhatsApp e tornou-se uma das primeiras marcas brasileiras a usar o aplicativo para distribuir conteúdo. A proposta do whatscook é bem interessante: colocar o usuário em contato com chefs de cozinha para dicas em tempo real para preparar o almoço ou o jantar. Para participar, o usuário deveria inscrever um número de whatsapp no site. A partir desse momento o Chef Hellmann’s deveria entrar em contato. Enquanto o contato não era feito, eles falaram para tentar o twitter da marca para receber uma receita.
Eu fiz minha inscrição no domingo, 1º de junho, mas só recebi a mensagem na segunda-feira depois do almoço. De noite, resolvi testar. Era possível consultar o chef entra 19h e 22h e umas 19h30 lá estava eu. Disse que tinha umas sobras do almoço de domingo e queria aproveitá-las para criar algo novo. Falei que tinha sobras de frango assado e de arroz integral, além de outros ingredientes frescos como cenoura, rabanete e uns tomatinhos cereja. A primeira pergunta do chef para mim foi a inevitável: você tem maionese? Disse que tinha um pouquinho. Agora acho melhor descrever a nossa conversa:
Chef: Quantas pessoas vão comer?
Eu: Quatro
Chef: E quantidade o bastante para os quatro?
Eu: Acredito que sim…
Chef: Perfeito! Vamos fazer um delicioso Arroz Cremoso? # LetsCook
Eu: Ótimo. Como preparo?
Chef: Vamos lá! Desfie ou corte o frango em pequenos pedaços. Está dando certo?
Eu: Sim, achei melhor picar
Chef: Ótimo! Corte as cenouras e os tomatinhos também
Eu: Ok
Chef: O arroz já está pronto?
Eu: Já
Chef: Bacana. Agora você pega a cebola, alho e azeite. Pica a cebola e o alho e refoga no azeite. Coloca os pedacinhos de frango, o arroz e ½ xícara de água. 2 colheres de sopa de maionese e mexe até ficar homogêneo. Você tem cebolinha? Quando tirar do fogo, você acrescenta os tomatinhos picados e a cebolinha picada sobre. E queijo parmesão ralado
Eu: Acho que vai ficar bom
Chef: Ouié. To esperando aqui pra ver fotos
Eu: Espera aí…
Bom, a real é que não estava cozinhando, mas queria conhecer essa experiência. Adorei a receita (que pretendo fazer em algum momento), mas, evidentemente, não tinha foto para mandar e a conversa parou por aí. Tentei chama-lo no outro dia, mas não tive sucesso. Fiz outras tentativas que também não deram certo.
Algumas considerações minhas sobre a ação:
1) Como um experimento de um projeto de conteúdo mais individualizado o projeto funcionou bem, ganhou mídia espontânea para a marca e certamente pelo menos a curiosidade dos usuários;
2) Achei que a pessoa que interagia estava bem preparada para atender bem, ser ágil, estava bem preparada para os recursos digitais, etc. Esse é um ponto bastante positivo porque mostra que a marca teve esse cuidado;
3) Acho que frustra um pouco só ser atendida uma vez pelo Chef Hellmann’s ao longo do período em que o projeto funcionou. Talvez haja algum ponto no regulamento que fale sobre isso, disponibilidade dos chefs, etc., mas eu não li o regulamento e acho que 99,9% dos usuários não o faz, então a marca tem que ser bem clara sobre as regras de jogo para não gerar frustrações. Se a possibilidade de não ser atendida não estava no regulamento, a Hellman’s falhou e apesar de ser uma coisa que pode acontecer, não é o ideal na experiência com o consumidor;
4) Pelos motivos descritos acima, acho que valeu a iniciativa pelo burburinho em torno da marca, mas se é para dar uma experiência interessante para o usuário, a ação precisaria ser lapidada.
Alguém mais testou o projeto da Hellmann’s? Quer compartilhar aqui as experiências?
Vamos desenrolar sua história?
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