Esse ano promete ser intenso na comunicação das empresas. Passada a fase aguda da pandemia e mais um tempo para reequilíbrio, correção de rotas e ajustes, 2024 deve exigir muito empenho de toda empresa e profissional autônomo em fazer a melhor comunicação possível com o budget viável. A concorrência é acirrada na maioria dos segmentos de mercado e todos estão empenhados em liderar ou aumentar share, pode ter certeza.
Além disso, com a massificação das ferramentas de inteligência artificial, muita gente vai conseguir colocar de pé o projeto de conteúdo, a questão é que todos beberão das mesmas fontes.
Então, para se destacar, será preciso ter um projeto editorial sólido, usar a criatividade nas abordagens, ter constância, consistência e frequência.
Fácil? Não mesmo, mas parece ser o único caminho possível.
Nesse contexto, listamos 24 chacoalhões que você precisa assimilar se quer produzir bom conteúdo.
- Pare de espionar a concorrência para copiar. Estabeleça seu principal benchmarking com as coisas que você já fez e seu desempenho no passado.
- 2. Abandone a ideia de que os outros (funcionários, equipe da agência) têm que adivinhar o que se passa na sua cabeça. Trabalhe na clareza e precisão dos seus briefings para mais assertividade.
- 3. Mas…ainda dialogando com o tópico 2, convém manter a mente aberta para o debate com as pessoas que possivelmente sabem mais de comunicação do que você. Certeza que você entende da sua área, mas será que é tão fenomenal assim em estratégias de comunicação?
- 4. Relacionado ainda a esse assunto, outra amarra crítica é a ideia de que você pode dar conta de tudo sozinho ou sozinha. Pode ser em casos excepcionais, mas é uma cilada na maioria. Reserve um budget, ainda que pequeno, para apoio qualificado. Tudo o que você não sabe ou não quer perder tempo fazendo, custa dinheiro.
- 6. Subestimar a capacidade de criação humana em detrimento da sedução da tecnologia.
- 7. O desejo infantil de que todos amem, curtam e se engajem com tudo o que você faz. Todo mundo é muita gente e muita gente é ninguém. Saiba muito bem com quem você precisa falar para a sustentabilidade do seu negócio.
- 8. Não saber o que esperar de cada fornecedor de comunicação. Esperar resultados de performance da agência de conteúdo ou cobrar do time de relações públicas as estratégias de LinkedIn. A comunicação 360º ou é uma falácia ou custa uma fortuna, sem meios termos. Impossível fazer bem tudo e você, como contratante, precisa saber sim o que quer e o que esperar de cada parceiro.
- 10. Outro caminho para fugir dos jogos vorazes na arena das redes sociais é dar bastante atenção ao customer success. Você pode colocar a produção de conteúdo a serviço de quem já se relaciona ou mostrou predisposição de se relacionar com você e oferecer e obter mais vantagens cultivando essa relação.
- 15. Não negligencie os cuidados com a apresentação visual do seu negócio. Boas fotos, design bem pensado, vídeos de qualidade….tudo isso não é gasto, é um baita investimento e faz muita diferença para a percepção que as pessoas têm. Acredite! “O poder do storytelling visual” é um post antigo do nosso blog, mas continua muito válido para evoluir nesse tópico. Recomendamos a leitura.
- 18. Mais uma plataforma simples de usar e muito subestimada pelos negócios de forma geral: o Google Meu Negócio. Vale explorar um pouco melhor as possibilidades.
- 19. Superar a vergonha e timidez e dar a cara pelo seu negócio é uma boa pedida em alguns segmentos. Geralmente os resultados dessa iniciativa são positivos. Se esse assunto te interessa, dê uma olhada no texto do blog que produzimos sobre produção de conteúdo em primeira pessoa para as marcas.
- 20. Uma atividade interessante a fazer se você está preso ou presa na inércia em relação à produção de conteúdo é mapear a jornada do consumidor e entender que tipo de informação pode ajudar em cada etapa.
- 21. Aliás, vamos elevar esse pensamento. Não deseje apenas ter clientes/ consumidores. Pense em formar uma comunidade em torno dos seus produtos e serviços. É essa a palavra da vez!
- 22. Amamos demais e somos suspeitos, mas 2024 é tempo de começar a trabalhar em uma newsletter bacanuda e falar diretamente com o público interessado no seu negócio.
- 24. Por fim, mas não menos importante, pare de ouvir esses gurus de marketing e empreendedores de palco. Eles falam generalidades e via de regra têm pouca familiaridade com a gestão de conteúdos para negócios de verdade. Fique com gente que estimula a reflexão e tem o pé bem calcado na realidade. Recomendamos muito o Seth Godin. Temos uma resenha sobre o livro dele, “Isso é Marketing”, aqui.
Ufa! Quanta coisa. Precisando de ajuda especializada nessa árdua missão que é se comunicar por conteúdo, conte com o apoio do time da Cabrun!.