Duas marcas anunciaram recentemente movimentos bastante ousados em produção de conteúdo: produzir para plataforma de vídeo sob demanda. A Chipotle, rede de fast food mexicana, estreia em 17 de fevereiro uma série de quatro episódios no Google, chamada “Farmed and Dangerous”, com ares de superprodução. A Red Bull, já bastante descolada na produção de conteúdo dá um passo ainda maior e emplaca o canal Red Bull TV na Apple TV.
A Chipotle produziu uma comédia em torno do agronegócio. Grande parte dos esforços de marketing da marca está voltado para despertar no consumidor a curiosidade pela procedência dos alimentos que comem e como eles são preparados (veja o trailer abaixo). Foi com um case partindo dessa premissa que a Chipotle arrebatou o gran prix de Cannes em 2012, no primeiro ano em que a competição incluiu a categoria branded content. Falamos sobre isso aqui, na época.
Já a Red Bull TV é um canal de ação e esportes, com programação ao vivo, filmes, shows e clipes. Já podia ser visto no YouTube e em algumas outras plataformas antes do contrato com a Apple TV.
São duas iniciativas bastante significativas e marcos na área de produção de conteúdos para marcas. O que chama a atenção nos dois casos é a segurança das duas marcas de levar o conteúdo para importantes plataformas sob demanda. Elas estão certas de que o material que estão oferecendo pode concorrer com as superproduções que estão no cardápio que o Hulu e a Apple TV oferecem ao consumidor e ainda acreditam que o público vai querer consumir o conteúdo que oferecem, senão não faria sentido o investimento, certo?
Evidentemente que a segurança da Chipotle e da Red Bull para um passo mais ousado desses porque já vêm experimentando possibilidades em conteúdo e se aproximando do público dessa forma há bastante tempo e agora estão suficientemente maduras para fazer coisas novas e inesperadas. Também devem ter aprendido muito com erros e acertos para produzir materiais suficientemente atraentes para entrarem nessas plataformas, que ganham o público justamente por oferecer ao público conteúdo de qualidade quando, onde e como ele quer. Para manter a reputação serviços como Hulu, Apple TV, Netflix, precisam ser variados na oferta, mas também bastante seletivos e criteriosos com o que entra no portfólio.
Por outro lado também é uma necessidade das plataformas de vídeo sob demanda a produção de conteúdo original como diferencial. É uma deixa para as marcas que estão dispostas a investir e acreditam no seu potencial de ser uma escolha do público.
http://youtu.be/U5_D0rdqeAs
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.