O marketing de conteúdo é um aliado potente e seguro para a comunicação dos escritórios jurídicos. Primeiro porque um dos fundamentos da comunicação por conteúdo é a educação e a credibilidade. Segundo porque há algumas áreas de mercado que têm restrições em relação à propaganda, como o Direito e a Medicina, mas, como em qualquer empresa, há a necessidade de se comunicar. O conteúdo pode substituir a comunicação vendedora da publicidade por uma totalmente informativa para a qual não há tantas restrições.
Na Cabrun!, trabalhamos para empresas do ramo jurídico por meio de uma parceria estratégica que temos com Sempre Uma Ideia, consultoria de marketing especializada em escritórios de advocacia. Por isso, estamos sempre fazendo benchmarking para explorar as possibilidades de uma comunicação eficiente e criativa sempre respeitando o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil. Há um longo capítulo sobre Publicidade nele.
No geral, o que vemos são escritórios jurídicos usando seus sites e redes sociais de forma muito rígida, pouco explicativa e convidativa. Em alguns casos, há muita ênfase na movimentação interna das bancas, como destaques em anuários, agenda dos profissionais, palestra, etc., e pouco trabalho para atrair clientes ou aumentar o prestígio do escritório, que é o que todos desejam, no final das contas.
Pelas nossas experiências e estudos, o que tem funcionado em termos de marketing de conteúdo aplicado a escritórios jurídicos são:
Foco em nichos
Já falamos sobre a importância do nicho para os negócios como um todo, e essas premissas são totalmente válidas para escritórios de advocacia. A NDM Advogados é especializada em assessoria jurídica para startups e empresas inovadoras. Em seu site e em suas redes sociais há uma série de conteúdos de domínio dos profissionais do escritórios que interessam e são buscados pelo público que eles pretendem atingir com artigos e e-books de temas como “Valuation: Como definir o valor de mercado de uma startup?”. Note também como o escritório explora a competência do time de advogados para tratar de temas importantes para o público em webinários, por exemplo.
Formatos
Outro perfil que nos chamou atenção, dessa vez no Instagram, é do Escobar Advogados (@escobaradvogados), especialista em direito previdenciário. O perfil não é todo linear e há um ou outro post que destoa do propósito da empresa, mas acho interessante como usam áudio e vídeo para tratar de temas de interesse de suas personas, como Reforma da Previdência e o sistema de capitalização.
Esses são alguns exemplos, mas há um universo amplo no marketing de conteúdo a ser explorado pelos profissionais de direito para movimentar seus negócios, com informação, credibilidade, criatividade e sem contrariar o código de ética. Você conhece bons exemplos de escritórios jurídicos usando marketing de conteúdo? Compartilhe conosco.
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.