A Cabrun! tem a honra de estrear as colaborações de Thaís Coutinho.
Esta é minha primeira postagem como parceira da Cabrun (eba!), e nada melhor do que começar falando da rede social número 1 do mundo: o Facebook.
CEO mais bem pago dos EUA, Mark Zuckerberg assumiu recentemente que o número de pessoas que acessam diariamente a rede tem caído, sobretudo entre os adolescentes. A causa? Seu próprio sucesso!
O artigo do The Guardian Teenagers say goodbye to Facebook and hello to messenger apps explica o porquê: com 1.2 bilhões de usuários mensais ativos, o Facebook chamou a atenção de pais, vós, tios e tias que não param de postar o combo “criança linda + frase fofa” (vale trocar por cachorros ou gatos), compartilhar frases de autoria duvidosa e – o terror da criançada – , sempre fazem um comentário nas fotos e postagens.
Não à toa o divertido vídeo My Mom’s on Facebook, de 2010, tem mais de 2 milhões de visualizações (chuto que meio milhão é de filhos e netos traumatizados! hehe).
Mas se Markito está triste..
…a comemoração fica por conta dos apps de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, que já conta com mais usuários ativos mensais do que o Twitter (350MM x 218). A vantagem desses apps é permitir múltiplas conversas privadas e real-time com pessoas que você realmente têm contato na vida real. Pois é…totalmente na contramão da velha lenga-lenga de “a juventude alienada só vive virtualmente”
Outro ponto a favor desses apps – sobretudo os de origem oriental, como WeChat e Line – é que eles estão se transformando em redes sociais, agregando às mensagens instantâneas atrativos como jogos, compartilhamento de músicas e venda de emoticons, um tripé que gera milhões em vendas.
O desafio desses apps chineses e coreanos é ganhar o mercado ocidental – o que inclui propagandas com Messi e afins. Não precisa dizer que um conteúdo de marca customizado é fundamental!
Uma ressalva ao artigo: a jornalista afirma que no Brasil 90% da população utiliza aplicativos de mensagens instantâneas. Imagino que ela se embaralhou um pouco, já que temos cerca de 140 milhões de usuários de celular, logo, 71% da população!
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.