A Nestlé tem um programa de venda de vendas porta-a-porta que pouca gente dos grandes centros urbanos conhece. Esse modelo começou em 2006 em bairros periféricos da cidade de São Paulo. Hoje está presente em 20 estados do País e conta com mais de 15 mil revendedores e 260 microdistribuidores que alcançam 3,2 milhões de lares por ano. Os microdistrubuidores recrutam os vendedores dentro das próprias comunidades.
A multinacional escolheu 12 deles para a websérie “12 Brasileiros”, coordenada e apresentada pela jornalista Maria Cândida. Os episódios seguem a linha de uma reportagem jornalística e todos têm o mesmo roteiro: apresenta a cidade, o vendedor, a história de vida do vendedor, o que o programa mudou na vida dele, as histórias de conquista, persistência e superação, eles em ação, uma conversa com os clientes e o fechamento da jornalista sempre com o mesma frase: “São empreendedores como você que fazem o Brasil crescer” .Fica um pouco óbvio manjado demais e cansativo. Dá aquela sensação de “vi um, vi todos” e, embora esteja os vídeos estejam ao alcance do público final, tem um jeito muito forte de material de comunicação interna, de ressaltar os valores da empresa, valorizar o funcionário, etc.
O baixo índice de visualização dos vídeos (cada episódio tem uma média de 300 visualizações) mostra o pouco interesse do público comum de conhecer esse material. Não sei qual era exatamente a pretensão da empresa com essa produção, se os objetivos eram mais de comunicação interna e alguém achou que poderia render com o público externo também, se é facilitar o recrutamento desses vendedores, mas o material me parece algo desinteressante para os consumidores da marca e estamos falando de um público bem amplo, A Nestlé, entre as grandes marcas, é uma das mais ousadas na produção de conteúdo, com cases como “Tô Frito”, em que chegou à TV aberta e “12 Brasileiros” não é de todo ruim, mas parece um pouco aquém dessa ousadia toda
http://youtu.be/0c1kljFFQSg
Vamos desenrolar sua história?
O conteúdo é uma eficiente ferramenta de comunicação e elemento estratégico para o negócio das empresas que atendemos.
Fique por dentro das novidades!
© 2025 Cabrun! Conteúdos - Todos os direitos reservados.